Caminhada nua ao longo do leito do rio Ribera Salada
Publicado por Os Naturistas

Recentemente, tive a sorte de poder participar de uma caminhada pelada organizada por Segimon do Associació Club Català de Naturisme

Nós nos encontramos na cidade vizinha de Solona antes de seguirmos para o ponto de partida da caminhada na Pont de Clop, uma ponte sobre o rio Ribera Salada. As trinta ou mais pessoas do grupo bem misturado deixaram nossos carros no amplo estacionamento e partiram ao longo de um lado do rio íngreme e cheio de espinhos.

Uma coisa que notei sobre o clima seco na Espanha é a preponderância de vegetação pontiaguda ao redor, e isso torna um pouco “interessante” sair da rota. Ficar em caminhos bem usados ​​é recomendado, a menos que você esteja usando proteção adequada!

Depois de trabalhar agradavelmente com o calor da manhã, vários de nós começamos a nos despir e relaxar na caminhada em direção a onde poderíamos nos juntar ao próprio rio. Polly, é claro, buscava e perseguia gravetos e mantinha as pessoas entretidas.

Chegamos ao rio, que era um alívio para a vegetação rasteira, e demos um mergulho refrescante. Pouco depois, chegamos a um cruzamento de dois rios que tornou nosso ponto alto. Aqui paramos para explorar o desfiladeiro íngreme de um braço que enviava um fluxo constante de água muito mais fria e profunda para se juntar ao riacho principal. A temperatura da água começou a doer nossas pernas enquanto caminhávamos por ela.

Voltando a descer o rio, vadeamos e espirramos nas rochas e através do riacho refrescante, passando por vários pequenos grupos de caminhantes têxteis, até chegarmos a um local bem sombreado onde poderíamos fazer uma pausa para o almoço. A sombra era bem-vinda e eu também fui capaz de segurar Polly porque ela estava começando a tremer de exaustão.

This slideshow requires JavaScript.

Continuando rio abaixo, chegamos a uma área onde o rio cortou profundamente as rochas íngremes ao redor, criando enormes colunas de pedra, o rio ainda serpenteando ao redor dos monólitos, desgastando-os ao longo de eras. Foi um pouco complicado para o nosso líder de caminhada, Lluís, encontrar a saída correta, pois ela estava escondida atrás de arbustos ainda mais pontiagudos.

Seguindo a trilha agora abruptamente subindo pela floresta novamente, emergimos acima das rochas com vistas estupendas direto para o cânion do rio abaixo. A certa altura, Polly desapareceu e, quando liguei para ela, ela emergiu de uma ravina íngreme e íngreme que ficava perto demais dos penhascos abaixo de nós. Aliviado ao vê-la bem, o caminho serpenteava com segurança pelas alturas e de volta ao estacionamento.

Fiquei um pouco surpreso por termos caminhado nus até o estacionamento, como havia uma grande coleção dispersa de pessoas tomando banho na ponte. Todo mundo estava bem, é claro, e isso significava apenas que mais pessoas podem discutir sobre nudez em sua vida diária, então tudo isso foi positivo.

Mais detalhes sobre passeios futuros podem ser vistos no grupo NuCat no Facebook.

Por Richard Foley

Nota do editor: A Ribera Salada (margens do “rio salgado”) tem 40 km de comprimento e passa pelos territórios municipais de Odèn, Lladurs e Castellar de la Ribera. As partes mais salgadas do rio encontram-se no seu curso inferior, pouco antes de se juntar ao rio Segre.

Para visitar esta localidade, é necessário seguir pela estrada de Solsona e seguir em direção a Bassella (C-26). Após cerca de 3 km, os visitantes devem virar à direita e seguir a estrada para Cambrils e depois continuar por mais 12 km até Pont del Clop. Neste ponto, a bacia do rio adota uma forma bastante curva, o que explica porque esta seção é chamada de Serpente do Canal (canal da cobra). Quando o tempo está bom, é um excelente local para nadar nas águas cristalinas do rio.

Licença de atribuição Creative Commons

Via Naktiv, editora N

Equipe OS NATURISTAS

Quer ler mais artigos como este?, faça sua assinatura, clicando aqui,  e tenha acesso a todo conteúdo exclusivo, pague com sua conta do PayPal ou PagSeguro

Ajude o Portal OS NATURISTAS a trazer mais conteúdo de qualidade para todos!